Oftalmoclínica

Cirurgia de Catarata de última geração

O que é catarata?

É a opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente natural que temos dentro de nossos olhos. Por diversas razões ele pode apresentar uma opacificação, a qual leva a uma perda progressiva da visão, apresentando imagens embaçadas e desbotadas. Em estágios finais a catarata pode levar a cegueira.



Quais as causas? A principal causa é a catarata senil, a qual ocorre pelo envelhecimento e oxidação natural do cristalino. Outras condições podem levar a formação de catarata ou aumentar a incidência da mesma como:
- Diabetes
- Aumento da pressão ocular (Glaucoma)
- Cirurgias intra-oculares prévias (como cirurgias de retina)
- Uso de medicações, como corticóides
- Traumatismos oculares
- Inflamações Oculares
- Doenças Reumatológicas
- Catarata Congênita (no caso de crianças e recém nascidos)
- Exposição a agentes oxidantes (fumo, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas)

Como corrigir a catarata?

Não existe até o momento uma forma clínica de tratar a catarata, ou seja, ela não é corrigida com o uso de colírios ou óculos. Além disso, a catarata progride piorando a visão com o tempo.
A única forma de correção é através de uma cirurgia, onde o cristalino (lente natural) é trocado por uma nova lente (artificial) que ficara no olho do paciente para sempre.

Qual o momento de operar a catarata? É preciso deixar ela amadurecer?

No passado, como não existiam altas tecnologias utilizadas como a época atual, se esperava amadurecer a catarata, pois os resultados cirúrgicos não eram bons.
A técnica cirúrgica evoluiu muito e nos tempos atuais, se preconiza operar a catarata assim que a mesma começa a atrapalhar a visão, garantindo melhores resultados e uma recuperação mais rápida do paciente.

Nós da Oftalmoclínica recentemente adquirimos a tecnologia Centurion Vision System, que atualmente é a mais moderna tecnologia para remoção de catarata existente no mundo. Temos o orgulho de sermos os primeiros no Sul do Estado de Santa Catarina a implantarmos tal tecnologia, assim como uma das primeiras clínicas do Brasil. Adquirimos grande experiência na realização das cirurgias de catarata, fazendo hoje aproximadamente 500 procedimentos ao ano. Realizamos todos os procedimentos em centro cirúrgico próprio de última geração, com todas as normas certificadas pela ANVISA.



Quais as vantagens do procedimento Centurion Vision System?
- Controle da pressão intra-ocular do paciente durante o procedimento, inibindo o sofrimento ocular durante a cirurgia;
- Incisão milimétrica de apenas 1.8mm, dispensando o uso de pontos, não induzindo astigmatismo;
- Anestesia tópica apenas com instilação de colírios anestésicos;
- Menor dispersão de energia durante a cirurgia levando a um menor sofrimento corneano, com a tecnologia Ozil IP®;
- Maior rapidez na recuperação pós-operatória; nossos pacientes voltam a enxergar perfeitamente bem em até 7 dias na maioria dos casos;
- Menor risco de infecção e complicações pós- operatórias;
- Possibilidade de implantar as lentes intra-oculares Premium.



Há diferença no tipo de lente intra-ocular implantada?
Sem dúvida há muita diferença no resultado final da cirurgia no tipo de lente implantada. Nós da Oftalmoclínica temos o padrão cirúrgico em apenas utilizarmos lentes intra-oculares Premium. Após a cirurgia todos os nossos pacientes recebem um cartão com identificação e certificado da lente intra-ocular que foi implantada. Essas lentes possuem características especiais:
- Projetadas para aproximar-se do cristalino humano natural;
- Aumenta o poder de definição visual, dando maior nitidez das imagens;
- Proteção contra os raios nocivos UV;
- Menor incidência de opacificação tardia da lente, evitando que o paciente tenha que realizar YAG Laser.

Tipos de lentes intra-oculares Premium:
Lente intra-ocular premium monofocal asférica
Lente intra-ocular de última geração, projetada para melhor visão de longe, com necessidade do uso de óculos para enxergar melhor após a cirurgia. Melhor qualidade de visão, visão noturna e nitidez se comparadas as lentes intra-oculares comuns.



Lente intra-ocular premium monofocal tórica asférica
Lente intra-ocular de última geração, projetada para melhor visão de longe e correção do astigmatismo, com necessidade do uso de óculos para enxergar melhor após a cirurgia apenas para perto na maioria dos casos.



Lente intra-ocular premium multifocal asférica
Lente intra-ocular de última geração, projetada para melhor visão de longe e perto, eliminando o uso de óculos para longe e perto na maioria dos casos. Os pacientes com lentes multifocais podem dirigir, assistir à TV, ler jornais e praticar esportes sem óculos. É importante salientar que, principalmente durante o período de adaptação, pode haver dificuldade na visão para distâncias intermediárias. Aproximadamente 95% dos pacientes deixam de usar óculos após a cirurgia.

Principais dúvidas na moderna cirurgia de catarata.
1. Qual o momento ideal de operar a catarata?
Quando a mesma começa a atrapalhar a visão. Quando mais precoce a cirurgia neste caso, melhor o resultado final e recuperação visual do paciente!

2. Como é a anestesia da cirurgia?
Em nossa clínica realizamos de rotina nossas cirurgias de catarata com anestesia tópica, ou seja, apenas com uso de colírios anestésicos. Desta forma a cirurgia é minimamente invasiva, pois não é realizada injeção no olho do paciente, reduzindo o risco de hematomas e hemorragias, tornando também a recuperação pós-operatória muito mais rápida.

3. É necessário o uso de óculos após a cirurgia?
Utilizamos a mais alta tecnologia para realizar o cálculo da lente intra-ocular que será implantada no paciente após a catarata, através do IOL MASTER 500. Como implantamos apenas lentes intra-oculares Premium, possibilitamos na maioria dos casos que o paciente se livre dos óculos para a visão de longe e até mesmo para a visão de perto (de acordo com o tipo de lente PREMIUM optada pelo paciente). Além disso, já foi comprovado que a nossa micro-incisão de apenas 1.8mm não induz astigmatismo, o qual pode ser uma causa para que o paciente use óculos após a cirurgia.

4. A lente intra-ocular pode opacificar com o tempo e piorar a visão?
A opacificação pode ocorrer na verdade na capsula posterior do cristalino, e não na lente intra-ocular. Esta cápsula é deixada durante a cirurgia para servir de suporte a lente implantada. Vale ressaltar que as lentes Premium possuem uma menor incidência de opacidade capsular posterior. Caso isto venha a ocorrer, é realizado o procedimento Yag Laser para corrigir esta opacificação. Possuímos em nossa clínica o YAG LASER LIGHTMED LPULSA 9000, equipamento de última geração, o qual remove a opacidade capsular em apenas alguns segundos, caso for necessário.

5. Caso fique algum grau residual, este poderá ser corrigido para não utilizar óculos?
Exatamente, na maioria das vezes, o grau residual poderá ser corrigido após a cirurgia! Neste caso, se necessário e o paciente desejar, poderá ser realizado uma correção visual a LASER personalizada, procedimento realizado apenas com colírios e que dura alguns minutos, o qual realizamos em nossa clínica, com o equipamento VISX STAR S4 IR.

Oftalmoclinica

Número de emergência:
48 9989.6092

Tubarão

Unidade em Tubarão
Rua Florianópolis, 95 - Centro

Fone: 48 3626.4944 | 48 3052.4944

Braço do Norte

Unidade em Braço do Norte
Av. Felipe Schmitz, 1636 - Centro

Fone: 48 3658.8975

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados: Oftalmoclinica

Julian Oenning - Criação de Sites & Marketing Digital

Agende sua consulta

(48)8825-2950